top of page
  • Instagram
image.png

Votação encerrada para o Prêmio de R$10 mil do QuintoAndar Cultural!

O resultado será divulgado em breve.
Saiba mais no regulamento

image.png

O LAB Cultural

Em uma jornada de formação e cocriação, o QuintoAndar Cultural capacitou iniciativas culturais da cidade de São Paulo.

Conheça as 15 iniciativas participantes do QuintoAndar Cultural, que concorreram ao Prêmio de R$10mil para começar a tirar o projeto do papel.

Durante o Lab, os participantes passaram por encontros de cocriação, mentorias e encerraram gravando um pitch presencial — e é esse vídeo que você confere aqui!

01

Avant Garden

Avant Garden é um jogo eco-amigável que conecta pessoas à cidade e à natureza por meio de uma experiência físico-digital. Multiplayer, estratégico e social, promove a conscientização ambiental, o cuidado participativo das áreas verdes urbanas e o monitoramento de árvores em calçadas.

​

Com abordagem transdisciplinar, une ciência e emoção, colaborando com SVMA e SME para ações de ciência cidadã. O jogo busca transformar a relação com o meio ambiente, combinando diversão e práticas sustentáveis.

02

Bloco do Pedal

Bloco do Pedal é um bloco de carnaval sustentável que transforma energia humana em eletricidade: cada pedalada em bicicletas fixas (adulto, infantil e cadeirante) alimenta DJ, banda, ritmistas e som.

 

Desde 2015 no carnaval oficial de São Paulo, promove inclusão e diversão para todas as idades, aliando cultura e educação ambiental com os ODS 3, 7, 11 e 13. Ideal para marcas que buscam visibilidade, inovação e impacto social. Apoie essa festa que gera energia limpa, mídia espontânea e consciência coletiva!

03

Cartografia Adinkra

Idealizado pelo Manifesto Crespo — coletivo de arte-educação de SP, com 14 anos de atuação em pesquisas sobre simbologias africanas e culturas afro-brasileiras — Cartografia Adinkra propõe o registro fotográfico e georreferenciado de símbolos Adinkra encontrados em portões e janelas da cidade.

 

Originários do povo Akan, em Gana, os Adinkras são símbolos visuais que representam conceitos, provérbios e valores ancestrais. O projeto busca dar voz a culturas e histórias silenciadas, valorizando a ancestralidade presente na arquitetura e no design urbano de SP.

04

Cineminha na Bike

Uma ação do grupo Ciclistas Bonequeiros, que há 15 anos transforma poesia em movimento. Bicicletas viram cinemas móveis com instalações sensoriais e curtas sobre o morar, o pertencer e o sonhar.

 

A proposta percorre três pontos da cidade — Praça do Ciclista, Parque da Juventude e Praça do Campo Limpo — levando afeto e memória ao ritmo frenético do cotidiano urbano. Arte que anda, escuta e projeta encontros.

05

Escultura Escrita

Escultura Escrita é um projeto de escrita criativa diante de monumentos de São Paulo. Propõe oficinas gratuitas que unem literatura, memória e educação patrimonial, incentivando os participantes a ocupar a cidade e transformar monumentos em poemas e contos autorais.

 

A ação inclui bolsa de pesquisa patrimonial, lançamento de livro coletivo e uma cartilha metodológica, para que a experiência possa ser realizada também em outras cidades.

06

FICA na Cantareira

A Cantareira é a maior floresta urbana do mundo e está localizada na zona norte de SP. O FICA, FESTIVAL DE INVERNO DA CANTAREIRA é uma ferramenta que através de shows, gastronomia e muita cultura, tem o objetivo de divulgar a Cantareira e atrair olhares para a necessidade de preservação da região.

 

Desde 2009, o festival já atraiu mais de 2 milhões de pessoas, responsáveis por injetar na economia local mais de 30 milhões de reais e assim, colaborar com o desenvolvimento sustentável da floresta.

07

Fotocircuito

"Acreditamos no aprendizado colaborativo da fotografia, com encontros presenciais, e promovemos o acesso online a um acervo de publicações sobre os bairros paulistanos. Somos um projeto de fotografia urbana apaixonado por São Paulo.

 

Organizamos circuitos fotográficos onde, juntos, exploramos a cidade quadra a quadra. Todo mundo é bem-vindo! Vale câmera profissional, amadora ou celular — o importante é sair de casa, conhecer a cidade e fotografar com FOTOCIRCUITO."

08

Junho Colorido

Você sabia que 53% dos brasileiros não leem livros? Entre leitores LGBTQIAP+, o acesso é ainda menor, por falta de representatividade e condições financeiras. O Junho Colorido nasceu para mudar isso, com roda de conversa, doação e troca de livros em um parque de São Paulo.

 

O evento será gratuito e aberto a todos, promovendo o direito à leitura e à cultura para quem mais precisa. Contamos com o seu apoio!

09

Percebendo

Projeto cênico-sensorial que convida a sentir o mundo por outros caminhos. A partir da perspectiva de uma artista com deficiência visual, corpo, som, arquitetura e palavra se entrelaçam em movimento.

 

Com audiodescrição performativa, música e Libras, a ação acontece em espaços públicos de São Paulo, com e sem acessibilidade, criando brechas para refletir sobre como cada corpo percebe, acessa e habita o mundo.

10

Pic Fric Nic

O PIC fric NIC visa combater a solidão em São Paulo, transformando praças vazias, nas zonas Leste e Sul, em oásis de cultura e convívio. A Friccione Produções, liderada por Thiago Felix, com mais de 15 anos de atuação global, já realizou mais de 300 encontros de impacto.

 

O projeto oferecerá ciclos de eventos culturais gratuitos aos domingos, com música, arte, contação de histórias, jogos, piqueniques e contemplação coletiva do pôr do sol. Nosso objetivo é impulsionar a economia local, resgatar a 'Vida Fora de Casa' e escalar este impacto social e cultural nestas comunidades.

11

Quadrinhos SP

Exposição inédita mostra como grandes quadrinistas representam São Paulo. Desenhos de locais icônicos revelam o diálogo entre a cidade real e os mundos imaginários dos artistas.

12

Roda da Cidade

O projeto "Roda da Cidade", da produtora cultural Bianca De Franco, busca resgatar a memória do samba que foi silenciada pelo crescimento das cidades. A iniciativa realiza rodas de samba em espaços públicos históricos, como becos e praças, para reativar a memória coletiva e fortalecer identidades populares.


O objetivo é também gerar economia local e transformar territórios, ocupando-os com cultura e afeto

13

Sonhar

Para lembrar a importância de SONHAR, o projeto convida as pessoas a refletir sobre seus desejos por meio de estações de distribuição de travesseiros espalhadas pelas ruas de São Paulo.

 

Numa sociedade voltada à performance, onde muitos não têm tempo, ou sequer um travesseiro, para descansar, o projeto propõe uma pausa para o reencontro com os próprios sonhos e a retirada do travesseiro como uma lembrança de que: para que a esperança não se esgote, é preciso SONHAR.

14

Territórios Vivos

São Paulo sofre amnésia coletiva territorial potencializada por tecnologias que fragmentam memórias. Territórios Vivos inverte isso: IA como guardiã da memória, tornando o invisível, visível.

 

A comunidade compartilha histórias que alimentam: lab criativo colaborativo, produzindo peças audiovisuais. Bikes culturais com projeção interativa, QR codes artísticos via lambe lambe e festivais territoriais. Vamos juntes construir o Brasil que queremos?

15

What's on SP

What’s On SP é uma plataforma que conecta turistas internacionais que querem viver a cultura do nosso país, e produtores culturais que querem alcançar esse público.

 

O produtor cultural cadastra sua experiência e por meio da plataforma realizamos a curadoria, divulgação e monitoramento dos indicadores de acesso. Já o turista descobre experiências autênticas com facilidade, segurança e o olhar de quem vive a cidade. O What’s On SP não é só uma plataforma. É um movimento.

image.png

operação:

image.png

realização:

image.png
bottom of page